segunda-feira, junho 15, 2009

Desativando o processo Ctfmon.EXE

O que o processo Ctfmon.EXE faz e como desativá-lo.

O Microsoft Office possui um recurso que acaba não sendo muito utilizado pelos usuários, além de não ser algo de “conhecimento comum”. Trata-se do reconhecimento de fala e manuscrito que pode ser utilizado para ditar textos ou reconhecer escrita em qualquer programa do Office. No caso do reconhecimento de voz, se você utilizar a versão do Office em inglês americano, também é possível usar a voz para selecionar itens de menu, de barras de ferramentas, de caixas de diálogo e de painéis de tarefas.

No caso do reconhecimento de manuscrito, ao invés de digitar um texto você pode escrevê-lo por meio de um dispositivo específico ou mouse. O Office automaticamente converterá o texto escrito para digitado. Esse reconhecimento também é compatível com função de desenho permitindo incluí-los no Word.

Certo, mas e o Ctfmon.EXE?

O Ctfmon.EXE é o processo que ativa o Processador de entrada de texto (do reconhecimento manuscrito) e a barra de idiomas do Office. Basicamente ele opera continuamente em segundo plano e monitora janelas ativas oferecendo suporte para essas funções.

O reconhecimento de fala e manuscritos são instalados como parte de uma instalação típica ou completa do Office e uma vez instalados eles começam a fazer parte do Sistema Operacional. Em uma instalação personalizada, eles são instalados como parte do recurso Entrada de usuário alternativa nos Componentes compartilhados do Office.

Eu não uso o recurso, posso removê-lo?

Infelizmente não, pois uma vez instalado ele começa a fazer parte do sistema. O que pode ser feito é desativar este recurso caso você não faça uso dele. O procedimento indicado abaixo pode ser efetuado para desativar o Ctfmon.EXE, mas como será necessária uma alteração no registro é fortemente recomendado que se crie um ponto de restauração do sistema antes de se começar. Para aprender a criar um ponto de restauração, basta clicar aqui para o Windows XP ou aqui para o Windows Vista.

Primeiramente, vamos fechar o processo caso ele esteja ativo. Abra o Gerenciador de Tarefas, isto pode ser feito com um clique com o botão direito do mouse na “Barra de Tarefas” e selecionando “Gerenciador de Tarefas” ou pressionando “CTRL”+”ALT”+”DEL” e escolhendo a opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”. Entre na aba “Processos” e verifique se o Ctfmon.EXE está na lista. Se estiver, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Finalizar Processo”. Feche o Gerenciador.

Fechando o Ctfmon.exe na aba de Processos

Então, acesse o “Menu Iniciar” e na barra de Execução. Digite o comando “regsvr32 /u msctf.dll” (sem as aspas).

Executando o comando

Ao ser solicitado a confirmação do êxito do programa, clique em “Ok”.

Sucesso!

Feito isto, entre no “Menu Iniciar” e digite “regedit.exe” (sem aspas) na barra de Execução.

Abrindo o editor de registros

Localize a chave de registro “HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\” . No lado direito da tela, serão exibidos os processos nela contidos estará o “Ctfmon.EXE”. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Excluir”. Confirme a operação.

Excluindo o processo do registro

Em seguida, entre no “Menu Iniciar”, “Painel de Controle” e “Opções regionais e de idioma”. Acesse a guia “Idiomas” e clique no botão “Detalhes”.

Opções de Idiomas

Uma nova janela será aberta e você deve entrar na guia “Avançado”. Nas opções de Configuração do Sistema, ative a opção “Desativar serviços de texto avançados”. Confirme a operação.

Desativando os serviços de texto avançados

O computador precisa ser reiniciado para que as alterações comecem a ter efeito e o procedimento deve ser repetido para todos os perfis existentes no computador.