terça-feira, junho 09, 2009

Configure o acesso à web por Wi-Fi

Configure o acesso à web por Wi-Fi
Quer montar uma rede local sem fio em casa? Veja como instalar e configurar um roteador wireless

Quem nunca configurou uma rede sem fio pode ter algumas dúvidas sobre como proceder. Mas, de um modo geral, o processo é relativamente simples. Neste tutorial, vamos ligar e configurar um roteador da rede sem fio para navegar na internet. O roteador usado foi um DIR-635, da D-Link.

Ligue na rede elétrica

Para começar o trabalho, é preciso conectar a fonte do roteador ao dispositivo e à tomada. Ligue a entrada Internet do roteador ao cabo de rede que vem do modem.

Conecte os cabos

A seguir, use o cabo de rede que acompanha o roteador para ligá-lo ao micro servidor. Conecte uma das pontas do cabo a uma placa de rede do micro e a outra à porta 1 do roteador, como mostrado na foto de abertura deste tutorial.
Quer montar uma rede local sem fio em casa? Veja como instalar e configurar um roteador wireless


Inicie a configuração

No micro servidor, abra uma janela de browser e tecle o endereço http ://192.168.0.1, seguido de Enter. Surge uma janela pedindo login e senha. Como este é o primeiro acesso ao roteador, clique no botão Log In.

Defina a senha

Surge a janela inicial de configuração do roteador. Clique em Setup Wizard. Na tela seguinte, aparece a porta de entrada para dois assistentes. Um mostra os passos que serão necessários para a configuração do acesso à internet. O outro assistente auxilia na configuração da rede sem fio. Clique no botão para abrir o assistente de internet. A tela seguinte mostra o plano de trabalho do assistente. Clique em Next para avançar. Digite (duas vezes) uma senha de acesso ao roteador. Atenção: anote essa senha. Você vai precisar dela sempre que se tornar necessário fazer algum ajuste no roteador. Avance para indicar seu fuso horário.

Escolha a conexão

Em seguida, você deve indicar seu tipo de conexão. Vamos ver aqui as mais importantes. Escolha DHCP Connection se você acessa a internet por meio de um modem a cabo. É o caso de quem, por exemplo, é cliente do Ajato ou do Virtua. Esse é o tipo de conexão que vamos fazer. A segunda opção, Username / Password Connection (PPPoE), é para quem é cliente do Speedy, do Oi Velox ou outros serviços ADSL. Também merece destaque a opção para conexão usando IP fixo.

Obtenha o endeço MAC

Como vamos conectar a um modem a cabo, escolha a primeira opção e clique em Next. Para fazer a conexão DHCP, você precisa fornecer o MAC Address da máquina que originalmente estava ligada ao modem a cabo. O MAC Address, ou endereço físico, é um código que identifica o computador. Normalmente, o acesso via cabo usa esse endereço. Se o micro servidor é o mesmo que estava ligado ao modem, basta clicar no botão Clone your PC’s MAC Address para copiar o MAC Address do seu computador.

Descubra o MAC address

Se o micro servidor é outro, você tem de copiar o endereço físico do PC original. O procedimento é o seguinte: ligue o micro original ao modem. Nele, no menu Iniciar, execute: Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Na janela do Prompt, digite ipconfig /all e dê Enter. Nos resultados desse comando, localize a primeira ocorrência da linha Endereço Físico. Aí está o MAC Address. É um número com seis pares de algarismos hexadecimais separados por traços. Anote esse número num papel e o escreva no campo indicado. Avance.

Comece a navegar

A configuração está completa. Clique em Connect. O programa avisa que é necessário reinicializar o roteador. Clique em Reboot the Device. Ao retornar, o programa exibe a tela inicial. A essa altura, você já pode navegar na internet usando o micro servidor.

OUTRAS CONEXÕES
Internet via ADSL

Mas vamos dar uma passada nas duas outras opções de acesso à internet. Se você escolhe a rede ADSL, a configuração é feita nesta tela. Você precisa ter em mãos o nome do usuário (em geral, o endereço do e-mail) e a senha de acesso ao provedor de serviço.

Com IP fixo

A conexão por IP fixo exige mais informações: o IP local, a máscara de sub-rede, o gateway, e os servidores de DNS, primário e secundário. Essas informações são todas fornecidas pelo provedor de acesso à internet. Assim como na conexão a cabo, depois da tela onde são digitadas as informações de configuração, o roteador deve ser reinicializado. Feito isso, o servidor já começa a acessar a internet.