segunda-feira, junho 15, 2009

Como usar o Google Notas

Uma breve descrição das funções disponíveis no Google Notas.

O Google Notas (em inglês Google Notebook), ou Bloco de Notas do Google, é uma ferramenta que possibilita armazenar textos, funcionando como o tradicional bloco de notas, porém com a vantagem de ser uma ferramenta gratuita e online.

Ou seja, utilizando este recurso, você não vai mais precisar ficar recorrendo a papéis ou diversos documentos de texto quando precisar buscar por um apontamento – seus textos estarão reunidos em um único lugar e, como recurso adicional, poderão ser compartilhados para edição com quem quiser.

Para acessar o Google Notas, entre no site www.google.com/notebook. Quando aberto utilizando o navegador Mozilla Firefox, foi solicitado o download da extensão para utilizar o programa. Após uma leitura dos termos de uso, basta clicar em “Concordar e fazer o download”.

download da extensão para o Firefox

Feito isto, se você já tem uma conta no Google, será necessário apenas entrar com seus dados de usuário e senha, caso contrário, será necessário criar uma conta. Você pode criar uma aqui.

Efetuando o login

Então basta efetuar o login e o programa será aberto. Para criar um no bloco de notas é simples, basta clicar em “Criar um novo bloco de notas”. Feito isto ele estará criado e basta editar seu nome e caso deseje dividi-lo em seções, basta selecionar a opção disponível dentro do campo do texto e nomeá-la.

Criando um novo bloco de notas

Os textos para inserção podem ser tanto digitados quanto colados de alguma fonte pré-existente e há uma opção para organizá-los por data ou nome em ordem alfabética. O menu de “ferramentas” logo acima do local no qual o texto se encontra traz recursos para renomear , excluir, exibir detalhes, ocultar, imprimir exportar, entre outros.

configurando seus documentos

Os textos adicionados dentro das diferentes seções de um bloco de notas podem ser trocados de posição facilmente, bastando “clicar e arrastar” para o novo local.

Movendo a posição da seção

Os cabeçalhos das seções podem ser recolhidos ou expandidos, com apenas um clique no botão “+” logo no canto superior esquerdo deles.

Recolher ou expandir a seção em um clique!

Esta configuração pode ser aplicada, também aos textos dentro delas, deixando a visualização mais enxuta quando estiver procurando um texto específico dentro de um bloco de notas e ainda assim, poder expandí-lo rapidamente para visualizar o conteúdo.

Expandindo e recolhendo textos conforme necessário.

Se você quiser compartilhar ou publicar seu texto, acesse a opção “opções de compartilhamento” e uma guia será aberta na qual você poderá digitar os nomes e e-mails das pessoas às quais o compartilhamento será aplicado...

Compartilhe seus documentos sem complicação

..e/ou escolher a opção de publicar, bastando preencher os campos conforme desejado.

Publicando suas obras!

O programa conta ainda com a guia “Gerenciar blocos de notas”, pela qual algumas das funções citadas anteriormente (como exportar, compartilhar, renomear e excluir) podem ser abertas. Utilizando as opções de exportação há disponibilidade de exportar seu texto como um documento do Google Docs, documento do Atom ou como um no formato HTML.

Gerenciando suas anotações

Se você faz uso de diversos documentos de textos, precisa armazenar trechos de documentos de forma rápida e gosta de manter tudo organizado e sempre a mão, vale a pena testar o Google Notas. Além disto, ele pode ser personalizado (no quesito cores e fontes) conforme você quiser.

Exemplo de utilização