quarta-feira, junho 24, 2009

Como remover os arquivos temporários do computador

Enquanto você abre e fecha programas e executa operações no computador, o Windows armazena arquivos temporários em uma pasta chamada Temp.

Com o tempo, no entanto, esses documentos podem se acumular e ocupar uma porção preciosa do disco, especialmente em máquinas antigas e com capacidade mais limitada.

Fazer uma limpeza, removendo-os periodicamente, é uma boa opção para liberar espaço e manter o sistema operacional funcionando bem.

Para isso, basta abrir o utilitário de Limpeza de disco (em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema) e marcar o item correspondente. À direita, é possível visualizar a quantidade de espaço que vai ser liberado com o procedimento.

Algumas pessoas apagam diretamente os arquivos contidos na pasta (localizada em C:\Documents and Settings\Nome do Usuário\Configurações locais\Temp), mas nem sempre dá certo. Pode acontecer, por exemplo, de algum arquivo estar sendo usado naquele momento. Nesse caso, o Windows emite um alerta, e a eliminação não poderá ser feita.

Para evitar o acúmulo de dados desnecessários, também é recomendado limpar a pasta que armazena os arquivos temporários da web, como imagens e animações em Flash. O comando pode ser executado no próprio utilitário ou ainda no menu de ferramentas dos navegadores.

Aplicativos de terceiros também podem ser utilizados para automatizar ambas as tarefas. Um dos mais conhecidos é o CCleaner (gratuito), que remove os arquivos temporários com poucos comandos e tem uma interface bastante simples.

Na barra de ferramentas, à esquerda, é só escolher a opção Limpeza, marcando os campos correspondentes. O programa analisa o computador e mostra a quantidade de espaço que pode ser recuperado. Depois, basta apertar o botão Executar Limpeza.

O programa tem ainda outras opções para melhorar o desempenho do PC, mas elas devem ser utilizadas com cuidado. A alteração incorreta do registro do Windows, por exemplo, pode causar problemas no funcionamento de todo o computador.