quarta-feira, junho 24, 2009

Como recuperar um arquivo apagado do computador

É quase inevitável: todo mundo que usa computador já apagou, por engano, distração ou impulso, um ou mais arquivos importantes.

Apesar de incômoda, a situação normalmente não é irreversível. Não entre em desespero, pois existem alguns jeitos de resolver o problema.

Quando você deleta um arquivo, o sistema operacional apenas marca o espaço equivalente como livre. O documento não é removido de forma definitiva.

Por isso, usar o computador o menos possível é um bom começo. A cada vez que o sistema salva uma planilha ou foto, por exemplo, aumentam as chances de as informações perdidas sumirem de vez.

Isso acontece pois, apesar de o documento continuar armazenado, existe a chance de ele ser sobrescrito por novos dados, o que dificulta muito seu resgate.

O segundo passo é checar se o arquivo ficou na Lixeira do Windows. Pode parecer um tanto óbvio, mas muita gente esvazia essa pasta com pouca frequência, o que pode ajudar na hora da recuperação.

O método não tem segredos: basta fazer uma busca pelo nome do arquivo. Se ele ainda estiver lá, é só restaurá-lo para que seja enviado à pasta de origem.

O segundo passo é um pouco mais complicado e exige o uso de um software específico para resgatar arquivos excluídos.

Como o próprio processo de instalação gera novos arquivos que podem sobrescrever o conteúdo a ser buscado, uma boa ideia é rodar o aplicativo a partir de um pen drive.

Três boas opções, todas gratuitas, são o Undelete Plus, o FreeUndelete e o Glary Undelete.

O funcionamento é parecido: você define os drives ou pastas que devem ser varridos, o programa mostra uma lista de dados e depois é preciso escolher os que lhe interessam e salvá-los no computador.

Claro que nenhum dos softwares é perfeito e, às vezes, a recuperação usando esse método acaba não sendo possível.

Se esse for o seu caso, a outra sugestão é recorrer a um serviço especializado.

O preço a ser cobrado depende de uma série de fatores, como tamanho do disco rígido e volume de dados apagados, mas não é barato justamente por se tratar de uma tarefa complexa. Além de pagar algo em torno de R$ 500, na média, o usuário não terá garantias de que todos os seus arquivos serão resgatados.