segunda-feira, junho 08, 2009

Como ouvir o PC no aparelho de som

Não desperdice o poder do seu aparelho de som: ligue o PC nele.

Talvez você já tenha visto na casa de um amigo, ou então já ficou olhando para o aparelho de som e pensado: será que dá para fazer isso? Sim, de fato é possível ligar seu PC no aparelho de som de uma maneira talvez até mais simples do que você pensava que seria.

Ou seja, você não precisa ficar restrito aos seus fones de ouvido ou às suas pequenas caixinhas de som da mesa do PC — é possível usar toda a potência daquele Home Theater que você tem na sua sala ou quarto.


O que é necessário?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber se o seu aparelho de som tem mais de uma entrada para você ligar. Na verdade, os aparelhos costumam ter várias entradas, sendo nomeadas como Auxiliar, Video, CD e, em aparelhos mais novos, até há uma chamada Game.

Em seguida, para que a ligação funcione efetivamente, você precisará levar o som do seu computador para o aparelho através de um cabo que tenha uma ponta “macho P2” (plug de um fone de ouvido) e outra “macho RCA” (dois plugues de áudio) — veja na foto logo abaixo:

Aonde ligar?

Primeiro vamos ligar na saída de áudio do PC. Dê uma olhada em sua placa de som. Independente de ser onboard (integrada à placa mãe) ou offboard (ligada na entrada PCI), ela provavelmente terá as seguintes entradas/saídas:

O que você deve fazer é conectar a ponta P2 na saída de som que, com certeza será a saída verde (e é o mesmo local em que ficam as caixas de som). Agora, as duas pontas RCA devem ser conectadas em seu aparelho de som em uma das entradas auxiliares (são também chamadas de Video 1 / Video 2). Se houver mais de uma entrada, lembre-se sempre de conectar em Play In. Veja:


Tudo ligado. É hora de ouvir o computador no meu som

O aparelho de som com certeza terá um botão somente para alternar entre Video 1 / CD / Auxiliar etc. Basta selecionar a opção com a saída escolhida e pronto.


Como continuar ouvindo nas caixinhas de som do PC

Caso você queira continuar usando as caixinhas de som do PC, mas não quer mudar o plug das caixinhas de som para o do aparelho a todo momento, basta comprar um duplicador P2. Ele é um acessório com uma ponta P2 (para conectar no PC) e duas entradas P2 para conectar as caixinhas e o cabo do aparelho de som.

Ligando via USB

Os aparelhos de som mais recentes estão vindo também com uma entrada USB. Assim é possível você ligar o seu computador de maneira muito mais fácil, bastando ter um cabo comum USB ligado no PC para o aparelho de som.

Entretanto, caso você tenha um pendrive cheio de músicas, é lógico que você pode conectá-lo no aparelho, já dispensando o uso da conexão com o PC. Mas assim você não poderá jogar no PC e ouvir no aparelho de som — o que é realmente muito legal.

Conheça o S/PDIF

Uma novidade no que diz respeito a novas conexões de áudio é o S/PDIF. Ele é utilizado para que sejam transferidas informações de áudio digital de um aparelho para o outro, com perda mínima de qualidade e utilizando apenas uma ponta para os dois canais do estéreo.

Ou seja, com o S/PDIF basta você ligar uma ponta no seu PC e outra no seu aparelho de som. Entretanto, você deverá verificar se tanto o seu PC quanto o seu aparelho de som têm entradas/saídas S/PDIF. Elas são assim:

Conclusão

Viu como é fácil desfrutar dessa tecnologia que está ao seu alcance, mas você nunca ousou aproveitar? É sempre bom pensar que a tecnologia que nos cerca é interligada de várias maneiras: você pode ligar a televisão, o aparelho de DVD, o computador, o videogame e até o seu iPod no aparelho de som. Enfim, são múltiplas possibilidades — basta explorá-las. Até a próxima.