sexta-feira, junho 12, 2009

Como filtrar e-mails no Outlook Express


Introdução

Através da filtragem de mensagens que chegam no Outlook Express, é possível organizá-las de acordo com o tipo de e-mails que você recebe. Por exemplo, você pode fazer com que e-mails de uma lista de discussão vá direto para uma pasta específica; e-mails que venham de seus colegas de trabalho pode ir para outra e assim por diante. Mas, você também pode bloquear e-mails de remetentes indesejáveis, como de uma lista de spams. Veja como fazer tudo isso no tutorial abaixo:

O Outlook Express usa regras pré-estabelecidas por você para filtrar mensagens. Para criar essas regras, vá no menu Ferramentas / Regras para Mensagem e em Correio. Aparecerá então a seguinte janela:

Clique então no botão Nova.... Aparecerá esta janela:

Vamos criar neste momento, uma regra fictícia para que você entenda melhor. Suponhamos que as mensagens que você recebe da Newsletter Infowester seja enviada para a pasta Novidades que você criou. O endereço da Newsletter é news@infowester.com. Então, vamos criar as condições para isso a partir da janela acima. Veja os campos:

  • 1. Selecione as condições para a regra: nesta campo, você marca a condição Quando a linha 'De' contiver pessoas;
  • 2. Selecione as ações para a regra: neste, você assinala Movê-la para a pasta especificada;
  • 3. Descrição da regra: neste campo vai aparecer uma breve descrição da regra que você está criando. Para seguir em diante, clique nos trechos em azul e sublinhados. Primeiro, em "contiver pessoas". Vai aparecer a janela abaixo:

Preencha o endereço do e-mail, no nosso exemplo news@infowester.com e clique em Adicionar. Você pode adicionar mais de um endereço e buscá-lo no Catálogo de endereços. Clique em OK e em "Especificada". Selecione a pasta Novidades. Se ela ainda não existe, basta clicar em Nova pasta, preencher o nome e clicar em OK;

  • 4. Nome da regra: neste campo, você escolhe um nome para identificar a regra.

Depois de preencher esses 4 campos, clique no botão OK e você voltará para a primeira janela. É onde você pode adicionar, modificar ou remover as regras (você pode criar mais de uma condição). Repare que você pode criar vários tipos de regra. Aqui, só foi mostrado um exemplo. Você pode por exemplo, excluir automaticamente mensagens indesejáveis. Basta explorar as condições nas janelas mostradas acima.