quarta-feira, junho 17, 2009

Como fazer o seu podcast: criando o RSS

Este é um exemplo de arquivo RSS, que deve ser editado em um programa como o TextEdit (no Mac) ou no Bloco de Notas (no Windows) e salvo com um nome como meupodcast.xml. Altere os links para seu servidor e seu podcast. www.meuservidor.com.br/meupodcast.xml


Note que para cada podcast adicionado, você deve repetir tudo entre as tags e , alterando os dados para o outro podcast. Para finalizar, envie-o para seu servidor seguindo a estrutura de diretórios utilizada no arquivo XML por meio de seu programa de FTP favorito. Há um programa pequeno, simples e multiplataforma que se chama EasyPodcast (www.easypodcast. com) que, além de ajudar na hora de montar a estrutura do link, possui um FTP embutido.

Depois de tudo isso, verifique se seu podcast está funcionando direito por meio de um agregador. Você pode encontrar alguns deles para diversas plataformas no site iPodder (www.ipodder.org), do ex-VJ Adam Curry, pioneiro dos podcasts. Lá também existe uma lista com vários podcasts para você ouvir quando não estiver ocupado criando seus programas. Se você não quiser instalar mais nada na sua máquina, o iTunes 4.9 já vem com seu próprio agregador de podcasts, além de dar acesso a uma seção na iTunes Music Store só para eles. Para ouvir novos programas de podcast, basta clicar em Advanced e escolher "Subscribe to Podcast" (assine podcast).

Nas Preferências do iTunes, clique na aba Podcasts para determinar a freqüência com que o software vai baixar novos programas. Se você tiver iPod, é possível configurar o iTunes para que jogue no tocador o que quiser. Caso tenha bons conhecimentos em Mac, poderá criar podcasts com capítulos. A Apple lançou uma ferramenta chamada Chapter Tool, em estágio beta de testes (ainda há poucos podcasts com capítulos), que pode ser baixada em homepage.mac.com/applepodcast/podcasts/Resources/ static/podcast_chapter_tool_beta.dmg. Um exemplo de podcast com capítulos é o produzido pelo próprio Adam Curry, que fica em podfinder.podshow.com.

Agora que sabe tudo sobre podcast, só pedimos uma coisa: depois que seu podcast ficar famoso, pode nos chamar para as festinhas, ok?