segunda-feira, junho 15, 2009

Como eliminar Pontos de Restauração antigos

Efetuar cópias de segurança de seus arquivos e pastas é um procedimento muito saudável para evitar que você perca algo essencial no caso de seu computador ter problemas. Criar Pontos de Restauração também é uma boa medida a ser tomada antes de se fazer alterações ou instalações no computador de modo que se algo não ficar conforme o esperado seja possível voltar atrás.

Com o tempo, arquivos antigos desta natureza acabam por se acumular em seu computador e ocupar uma fatia de espaço considerável. Adicionalmente, no Windows Vista o serviço de Backup e Restauração vem habilitado por padrão, criando Pontos de Restauração quase diariamente.

Não faz mal algum eliminar alguns destes procedimentos depois de um tempo, além de liberar um pouco de espaço no Disco Rígido. Este processo é simples, rápido e pode ser feito diretamente a partir de um recurso presente no próprio Windows, dispensando a instalação de outros programas. O último Ponto de Restauração não será eliminado por medida de segurança.

Acesse o “Menu Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema” e abra “Limpeza de Disco”. Uma janela será aberta solicitando que você escolha a unidade de Disco Rígido na qual a limpeza será aplicada.

Escolhendo a unidade de Disco Rígido para a limpeza

Feito isto, aguarde o carregamento do programa e acesse a aba “Mais Opções”. Na parte referente à “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, clique no botão “Limpar”. Detalhe, ao final deste processo, todos os arquivos que estiverem marcados na guia “Limpeza de Disco” também serão excluídos. Embora normalmente isto não seja um fato ruim, caso deseje que isto não aconteça, lembre de desmarcá-los.

Limpando os arquivos antigos

Na janela de confirmação que será exibida, clique em “Excluir” e clique em “Ok” para confirmar a operação.

Confirmando a Operação

Uma nova janela de confirmação será aberta e você deve confirmar clicando em “Excluir Arquivos”.

Confirmando novamente

Feito isto, será exibida uma telinha com o andamento do processo.

Janela mostrando o andamento do processo