quarta-feira, junho 24, 2009

Como configurar o teclado do seu computador

Problemas com configuração de teclado podem chegar a extremos. Quem nunca pensou em copiar e colar um “ç” da internet em um momento de desespero? Na verdade, não há motivo para complicações. Em todos os sistemas, alguns passos simples alinham o seu idioma com o modelo do seu teclado e acabam com o problema.

Se você usa o Windows 2000, XP ou Vista, siga este passo-a-passo para configurar seu teclado:

1) Vá até o “Painel de Controle” do seu computador e clique na opção “Data, Hora, Idioma e opções regionais”.
2) Dentro da nova janela, clique em “Opções Regionais de Idioma”.
3) Um pop-up irá abrir e você deverá entrar na aba “idiomas”. Clique em “Detalhes” e um novo pop-up será aberto.
4) Verifique qual o modelo do seu teclado (normalmente na caixa há essa informação). Em seguida, volte para o pop-up e verifique se a opção de modelo do seu teclado pode ser selecionada no item “Idioma de Entrada Padrão”.
5) Se sim, selecione o seu modelo de teclado, clique em “Aplicar”.
6) Se o seu modelo de teclado não podia ser selecionado inicialmente, você terá que adicionar mais um teclado ao seu computador. Clique na opção “Adicionar” de “Serviços Instalados” e adicione as informações de modelo do teclado e idioma. Adicionado o teclado, uma nova opção irá surgir no “Idioma de Entrada Padrão”. Selecione e clique em “Aplicar”.
7) Para configurar de modo que o ícone da troca de idiomas apareça em sua área de trabalho, clique em “Barra de Idiomas” e selecione suas opções.
8) Você também pode configurar um atalho no teclado para que o idioma seja alterado rapidamente. Para isso, clique em “Configurações de tecla”.
9) Ao finalizar suas opções, clique em Aplicar, depois em “Ok” duas vezes, e feche a janela.

Caso você tenha um notebook, provavelmente seu teclado veio com o layout do modelo norte-americano. Sendo assim, você precisará adicionar um teclado e selecionar “Português (Brasil)” como idioma e “Estados Unidos (Internacional)” como layout do teclado. Adicionado o teclado, é só seguir as instruções de um desktop normal.

Agora quem trabalha com os computadores da Apple deve seguir outras instruções:

1) Clique na opção "Preferências do Sistema" do seu computador e selecione o item "Internacional".
2) Em seguida, selecione o seu idioma na lista de línguas disponíveis.
3) Pule para a aba "Menu de entrada" e selecione o modelo "E.U.A. Internacional" (a opção deve ter tipo de entrada "teclado" e roteiro "latino").
4) Agora é fechar a janela, ir até o canto direito da tela, clicar sobre o ícone da bandeira dos Estados Unidos e selecionar o ícone diferenciado com o nome "E.U.A. Internacional".