segunda-feira, junho 15, 2009

Como bloquear dispositivos de armazenamento USB

Como fazer para bloquear o acesso a dispositivos de armazenamento USB em um computador

Atualmente, os pendrives e outros dispositivos de armazenamento USB são ferramentas muito práticas para carregar dados e programas para qualquer lugar no qual eles sejam necessários. Eles representam uma mídia muito mais confiável e segura do que os antigos disquetes e mais prática do que os CDs ou DVDs, devido ao manuseio mais simples.

Porém, com tanta praticidade veio também um problema. Como às vezes eles acabam passando por uma série de computadores diferentes, podem ser uma das formas de propagação de vírus e pragas. Caso você precise montar uma rede segura, impedindo gravação de dados por meio de dispositivos USB ou liberando o acesso em apenas algumas máquinas, abaixo segue um breve tutorial explicando como fazer isto de forma bem simples.

Como será necessária uma alteração nos registros do Windows é fortemente recomendado que se crie um ponto de restauração do sistema antes de se começar. Para aprender a criar um ponto de restauração, basta clicar aqui para o Windows XP ou aqui para o Windows Vista.

Entre no “Menu Iniciar” e digite “regedit” (sem as aspas) na barra de execução do Windows.

Abrindo o editor de registros

Uma nova janela será aberta mostrando o editor de registros. Dentro dela, procure a entrada: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR.

Localizando o endereço citado

No lado direito da tela, dê um clique duplo sobre a entrada “Start”. Uma nova janela será aberta e em “Dados do Valor”, altere para 4. Selecione a opção “Hexadecimal” caso ela não esteja marcada.

Alterando o valor da entrada

Pronto! A partir desta alteração, os dispositivos de armazenamento USB estarão bloqueados e vale lembrar que este processo não desabilita mouse ou teclado USB.Para habilitá-los novamente, efetue o mesmo procedimento, alterando o valor novamente para 3.