terça-feira, junho 09, 2009

Com obter listas de drivers no XP

Com obter listas de drivers no XP
Veja como conseguir uma lista com informações detalhadas dos drivers instalados no Windows XP Pro

Em certas situações, pode ser útil obter uma lista de drivers de dispositivos instalados no micro. O Windows XP Professional tem um utilitário, o DriverQuery (não incluído no Windows XP Home), que fornece esses dados. No entanto, se você solicitar informações detalhadas, o resultado pode ser uma longa página, com valores enfileirados, que é bastante difícil de ler. Uma solução prática é fazer o DriverQuery exportar a lista para um arquivo CSV. Depois, o arquivo CSV pode ser importado por um aplicativo de planilha para análise. Vejamos como fazer isso usando o Excel 2003.

Gere o arquivo CSV

Primeiro, clique em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando. No Prompt de Comando, digite o comando driverquery /v /fo csv > drivers.csv a seguir e tecle Enter. A opção /v faz o utilitário gerar informações detalhadas. A opção seguinte, /fo csv, especifica o formato CSV para a saída. A seqüência > drivers.csv direciona a saída para o arquivo driver.csv.

Importe para uma planilha

No Excel 2003, crie uma nova planilha e clique em Dados > Importar Dados Externos > Importar Dados. Na caixa Selecionar Fonte de Dados, primeiro selecione Todos os Arquivos no menu Arquivos do Tipo. Em seguida, no painel superior, navegue até o arquivo drivers.csv Ele deve estar na pasta Documents and Settings\Usuário, onde Usuário é seu nome de usuário no Windows. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Na tela seguinte, na seção Tipo de Dados Original, mantenha assinalada a opção Delimitado. No menu Origem do Arquivo, escolha MS-DOS (PC-8). Clique em Avançar. Em Delimitadores, assinale a opção Vírgula. Clique novamente em Avançar. Na última tela, clique em Concluir. O Excel pergunta se você quer inserir os dados na planilha aberta ou numa nova. Escolha a opção que preferir e clique em OK. O Excel vai mostrar a tabela com informações detalhadas sobre os drivers