quarta-feira, junho 24, 2009

Cinco opções de browsers alternativos para Windows


O Internet Explorer ainda é líder, com cerca de 67,5% de participação no mercado de navegadores, segundo dados da consultoria Net Applications. Por já vir embutido no Windows, ele acaba sendo a escolha número um da maioria dos usuários.

Por outro lado, quem não gosta do browser da Microsoft provavelmente já experimentou opções bem conhecidas, como Mozilla Firefox, Apple Safari, Google Chrome ou Opera.


O que muita gente não sabe é que existem muitos outros navegadores disponíveis para download na internet. Eles são gratuitos e muitas vezes têm funções exclusivas para atrair novos usuários.

Veja uma lista com cinco boas opções que rodam em computadores ou portáteis com sistema operacional Windows:

SlimBrowser

Com design semelhante ao das versões mais antigas do IE, ele conta com recursos triviais como bloqueador de pop-ups, preenchimento de formulários e verificador de ortografia. Também dá para acessar contas pessoais com apenas um clique, desde que elas sejam previamente cadastradas.

Para quem tem conexão mais lenta, o bloqueio de anúncios é uma boa opção. A interface pode ser personalizada com uso de skins.

Funciona em Windows 95, 98, Me, NT, 2000, XP, 2003 e Vista.

Flock

Construído sobre a engine do Firefox (e considerado por muitos usuários melhor do que o navegador da Mozilla), o programa é ideal para quem acessa mídias sociais, RSS e blogs, graças a botões em uma barra lateral que organiza as páginas mais visitadas ou lista as contas do usuário. É possível, por exemplo, usar o recurso arrastar e soltar para enviar fotos ao Flickr. Pode ser personalizado com o uso de temas e é compatível com muitas das extensões do Firefox.

Funciona em Windows, Mac OS X e Linux.

Avant Browser

Além de já trazer bloqueador de pop-ups, o programa permite ao usuário barrar outros conteúdos, como animações em Flash, fotos, vídeos, sons ou componentes ActiveX, o que acelera o tempo de carregamento das páginas e melhora a navegação. As ferramentas de busca no Google e Yahoo!, assim como o leitor de RSS, são embutidos, e as páginas abertas podem ser atualizadas, fechadas ou rearranjadas com apenas um clique. Além de suportar skins, algumas barras de ferramentas podem ter sua organização personalizada. Tem versão compacta para rodar a partir de pen drives.

Funciona em Windows 2000, XP e Windows Vista.

Maxthon

Baseado na engine do Internet Explorer, o browser é bastante popular em países como a China. As vantagens são a rapidez para carregar as páginas e o grande número de recursos já embutidos, como bloqueio de abas e filtro de conteúdo, além de personalização de atalhos, possibilidade de adicionar extensões e ferramenta para copiar toda a tela ou parte dela. Os desenvolvedores prometem também um mecanismo para evitar o travamento das páginas durante o carregamento de componentes AJAX, bastante comuns em páginas da chamada Web 2.0.

Funciona em Windows 2000, XP e Vista.

Acoo Browser

Utiliza a mesma engine do Internet Explorer e ganhou fama entre os usuários pela rapidez na hora de abrir as páginas. A navegação pode ser feita por abas, e as barras de ferramentas podem ser personalizadas pelo usuário. Outra vantagem é a inclusão de recursos mais avançados, como a visualização do código-fonte da página e o leitor RSS embutido. A limpeza dos rastros de navegação pode ser feita de uma vez ou separada por categorias.

Funciona em Windows 98, Me, NT, 2000, XP, 2003 e Vista.