quarta-feira, junho 24, 2009

Aprenda a cuidar de seu e-mail para reduzir o recebimento de spam

Pesquisas de empresas de segurança estimam que cerca de 80% dos e-mails que circulam pela internet são mensagens não solicitadas, o que faz com que muitos internautas passem uma parte de seu tempo apagando spam. Há diversas ferramentas no mercado que ajudam a filtrar o lixo eletrônico. Mas só a tecnologia não basta. É importante que o usuário também adote medidas para evitar que seu endereço eletrônico se torne alvo dos spammers.


“Os usuários podem contribuir em muito para reduzir o spam, adotando medidas para preservar seu e-mail e disciplinas de segurança”, afirma José Matias, gerente de suporte técnico da McAfee para a América Latina.

Matias adverte que é muito importante que os internautas tenham em seus computadores pacote de ferramentas de segurança com antivírus e antispam. Esses programas devem ser mantidos atualizados, pois muitos vírus e cavalos de Tróia varrem o disco rígido em busca de endereços de e-mail que receberão mais spam e pragas.

O executivo da McAfee observa que os recursos de bloqueio dos servidores de e-mail apenas filtram as mensagens, direcionando os spams para uma pasta de lixo eletrônico.

Veja a seguir dez recomendações do especialista para se livrar dos chatos do e-mail:

1. Evite publicar seu endereço eletrônico em fóruns, Orkut e em outros sites na internet.

2. Verifique se o seu e-mail é visível a spammers, digitando-o em um mecanismo de busca como no Google. Caso esteja publicado, solicite ao site em que seu endereço aparece a remoção.

3. Muitos provedores de internet também oferecem filtro de spam gratuito. Se esse recurso estiver disponível, é recomendável que seja ativado e reporte casos de lixo eletrônico não detectado. Se o seu provedor não oferecer essa ferramenta, utilize um programa antispam para reduzir a entrada dessas mensagens em sua caixa postal.

4. Ao preencher formulários na internet como em lojas virtuais, verifique a política de privacidade do site para garantir que suas informações não serão vendidas ou encaminhadas a outras empresas. Talvez haja um campo de seleção para que possa recusar e-mails de terceiros.

5. Para evitar a divulgação de seu endereço pessoal em sites de compras, cadastros de cursos, eventos, etc, use adote uma conta temporária. Aproveite uma das suas contas de seu e-mail e crie uma com um apelido para essas situações. A vantagem é que essa conta pode ser cancelada a qualquer momento.

6. Nunca responda a spams. Fique atento com os e-mails que pedem que solicite a remoção de seu endereço de e-mail. Ao fazer essa solicitação, você confirma que seu endereço é válido e que o spam foi entregue com sucesso sem ter sido bloqueado por um filtro de spam. E mais: que você abriu a mensagem, leu o conteúdo e respondeu ao spammer. Essas listas são mais valiosas do que as de mensagens não confirmados e são frequentemente compradas e vendidas pelos seus autores.

7. Não abra mensagens de spam. Elas frequentemente incluem rastreadores que permitem que o spammer saiba quantos ou quais endereços receberam e olharam o e-mail. Você também pode utilizar um cliente de e-mail que não carrega automaticamente imagens remotas como é o caso das versões recentes do Microsoft Outlook e do Mozilla Thunderbird.

8. Fuja das compras de spammers. Esses distribuidores dependem de porcentagens muito pequenas de pessoas que respondem a spam e compram produtos. Se o envio da mensagem não solicitada deixar de ser lucrativo e der mais trabalho que retorno, os spammers terão menos incentivo para continuar agindo. Você arriscaria dar suas informações de cartão de crédito a uma fonte desconhecida ou de má reputação?

9. Desconfie das solicitações de e-mail para validar ou confirmar qualquer detalhe de sua conta. Seu banco, empresa de cartão de crédito, eBay, PayPal, etc. já têm suas informações e você não precisa validá-las. Em caso de dúvida sobre esse tipo de solicitação, entre em contato com a empresa diretamente ou digite o endereço do site na internet em seu navegador, evitando clicar em links das mensagens, que pode ser iscas para sites de phishing.

10. Fique atento com as mensagens que você repassa para várias pessoas, como um convite para uma festa ou e-mail de algo engraçado. Seu amigo pode enviar para um outro que despacha para outro e seu endereço pode cair nas mãos de um spammer. Por isso, é importante adotar o recurso de cópia oculta.