segunda-feira, junho 15, 2009

Abrir a Janela de Comando no Menu de Contexto

Como abrir a Janela de Comando do MS-DOS no Menu de Contexto das pastas do Sistema.

Se você faz uso constante de janelas de comando do MS-DOS sabe que, embora não tome tanto tempo, é meio incômodo toda vez além de ter que se digitar o comando e ainda ter que apontar para o local desejado manualmente.

Existem três formas de se adicionar a Janela de Comando do MS-DOS no menu de contexto das pastas do sistema. Duas formas são “manuais” porém funcionam também para o Windows Vista. A terceira é mais “automática”, por meio de uma Powertoy desenvolvida pela Microsoft (porém disponível apenas para o Windows XP).

Abaixo, serão descritos os três métodos para que você possa escolher a forma que julgue ser mais apropriada. Os procedimentos indicados abaixo podem ser efetuados para adicionar uma opção que permite abrir diretamente no menu de contexto de qualquer programa ou pasta do sistema a opção de iniciar uma janela de comando apontando para determinado programa (Prompt do MS-DOS).

Como será necessária uma alteração no registro é fortemente recomendado que se crie um ponto de restauração do sistema antes de se começar. Para aprender a criar um ponto de restauração, basta clicar aqui para o Windows XP ou aqui para o Windows Vista.

Primeiro Método

Entre no “Menu Iniciar” e na barra de execução, digite “regedit” (sem as aspas), para iniciar o Editor de Registro do Windows.

Executando o Editor de Registro

Feito isto, localize a chave de registro “HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell”. Clique sobre a entrada “Shell” com o botão direito do mouse e selecione a opção “Novo” e “Chave”. Como nome para esta chave, escreva CommandPrompt.

Criando uma nova chave

Então, precisamos definir um valor para esta chave criada. Ao lado direito da tela, dê um duplo clique na entrada cujo nome é “Padrão”. Uma nova janela será aberta e no campo Dados do Valor, digite “Abrir Janela de Comando” (sem as aspas).

Definindo um valor para a nova chave

Em seguida, Clique com o botão direito do mouse sobre a nova chave criada (CommandPrompt) e selecione a opção “Novo” e “Chave”. Nomeie esta nova chave como “Command”.

Criando nova chave

Novamente, é preciso atribuir um valor para a chave criada. Ao lado direito da tela, dê um duplo clique na entrada cujo nome é “Padrão”. Uma nova janela será aberta e no campo Dados do Valor, digite “cmd.exe /k cd %1” (sem as aspas).

Atribuindo um valor a nova chave

Prontinho! Sempre que precisar entrar na janela de comando do MS-DOS basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta que este processo constará no Menu de Contexto.

Resultado Final!

Este procedimento pode ser aplicado tanto no Windows XP quanto no Windows Vista.

Segundo Método

Entre no “Bloco de Notas” e digite o texto abaixo:

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\CommandPrompt]
@="Abrir Janela de Comando"
[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\CommandPrompt\Command]
@="cmd.exe /k cd %1″

Criando o arquivo no bloco de notas

Salve este arquivo como CommandPrompt.reg. Dê um duplo clique sobre ele e confirme a operação. Este procedimento também é válido tanto no Windows XP quanto no Vista.

Terceiro Método (Apenas para o Windows XP)

A Microsoft desenvolveu uma Powertoy que adiciona a Janela de Comando ao menu de contexto das pastas. Este aplicativo é o Open Command Window Here, e ele faz automaticamente o processo para você.

Utilizando o Open Command Window Here

Este procedimento é compatível apenas com o Windows XP.