terça-feira, junho 09, 2009

25 - Ttruques do Windows Vista

Nas lojas desde o final de janeiro de 2007, o Windows Vista segue atiçando a curiosidade — e a desconfiança — dos usuários de PCs. Os cautelosos, escaldados com os bugs de estréia das versões anteriores do Windows, esperam para ver se o sistema vale a pena. Se você está nesse grupo que espera para ver antes de pagar, aproveite para conhecer aqui alguns dos recursos mais bacanas do Vista e modos de extrair o melhor deles. Uma das boas surpresas, por exemplo, é o Criador de DVD, recurso para a gravação de discos muito superior ao do XP. O programinha permite escolher temas para o menu do DVD, ajustar os títulos e outros textos, além de visualizar o resultado antes de gravar o disco. Bem projetado, gera até amostras em miniatura dos vídeos escolhidos para o menu. E tem mais.

1) BREADCRUMBS

Um recurso simples, mas que dá uma boa mão na hora de navegar pelas pastas do disco rígido, são os breadcrumbs. Trata-se de uma lista das pastas que contém a pasta atual, o diretório completo. O XP já mostrava essas informações, mas o Vista deixa, no Windows Explorer, cada pasta como um link.
2) PESQUISA GRAVADA
Dá para gravar no Vista uma pesquisa feita anteriormente. Cada um dos itens gravados aparece na pasta Pesquisa, que fica na área pessoal do usuário. Daí, basta clicar duas vezes para obter resultados atualizados.

3) ÍNDICE FLEXÍVEL
Não é preciso indexar todos os discos rígidos do PC no Vista. O sistema é até restritivo, limitando a indexação a pouco mais do que as pastas pessoais. Para aumentar ou reduzir o número de pastas indexadas, acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Manutenção. Na seção Opções de Indexação, clique em Alterar o Modo como o Windows Pesquisa. Na janela seguinte, clique em Modificar e, depois, em Mostrar Todos os Locais. Escolha as pastas a indexar.

4) TRANSPARÊNCIAS

O visual do tema Aero, nativo do Windows Vista, pode ser personalizado, mudando-se as cores e a intensidade da transparência das janelas. A calibragem começa com um clique do botão direito na área de trabalho, outro em Propriedades e, depois, mais um clique em Cor e Aparência da Janela. Dá para desabilitar a transparência (o que dá um ganho de velocidade em computadores com placas de vídeo fracas) ou até aumentá-la, diminuindo a intensidade da cor própria da janela.
5) SONO RÁPIDO
Donos de notebooks encontram no Vista um recurso ultraveloz para deixar o portátil em modo de hibernação. Esse modo, aliás, é usado por padrão quando se pressiona o botão de desligar no menu Iniciar. Em um teste com um notebook Acer Aspire 5672Wlmi, o Windows Vista passou ao modo de hibernação em quatro segundos.

6) AJUSTE DE DPI

Nas versões anteriores do Windows, as fontes do sistema operacional tinham somente resoluções fixas em dpi (pontos por polegada, em inglês), o que, em alguns monitores, obrigava o usuário a escolher entre letras minúsculas ou gigantes na tela. No Vista, dá para fazer um ajuste fino, resultando em textos legíveis mesmo em resoluções de vídeo mais altas. Para fazer o ajuste, clique com o botão direito no desktop, selecione Propriedades e, na janela que aparece, clique em Ajustar Tamanho da Fonte. Depois, pressione Personalizar DPI. É possível aumentar a resolução em valores percentuais relativos ao ajuste-padrão do Vista (96 dpi).

7) VERSÕES VELHAS
Além de proteger o sistema operacional, criando pontos de restauração automaticamente, o Windows Vista adicionou um recurso para manter as cópias antigas de arquivos. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele, selecionar Propriedades e passar à aba Versões Anteriores. Ponto fraco: só ficam armazenadas as cópias feitas entre os pontos de restauração (que, normalmente, são criados uma vez por dia).
8) PROJEÇÕES A JATO
Conectar o computador a um projetor ligado à rede ficou mais fácil com o Vista. Basta acessar o menu Acessórios e escolher a opção Conectar a um Projetor de Rede. Em alguns casos, o Windows já detecta o projetor pela rede local. Se não funcionar, é só fornecer a URL (ou o caminho da rede) para o sistema.

9) MAIS GADGETS
A barra lateral do Vista vem com vários miniaplicativos, que podem ser levados para a área de trabalho. Além dos 11 de fábrica, no site da Microsoft (http://gallery.microsoft.com/vista/SideBar.aspx?mkt=pt-br) há outras opções, como um gerenciador de anotações, um visualizador de e-mails do GMail e um joguinho de Sudoku.

10) COMPROMISSOS
Na mesma linha do iCal, que acompanha o Mac OS X, da Apple, uma agenda integra o pacote de aplicativos do Vista. Embora simples, ela conta com opções de publicação na internet e compartilhamento dos compromissos. Funciona para baixar dados de agendas online, como a do Google.
11) DADOS DO NOTE
Quer ter informações do sistema e das conexões de seu notebook? Acesse o Windows Mobility Center, no menu Acessórios. Ele mostra os dados de bateria, volume do som, conexão à rede sem fio e a um projetor. Da janela do Mobility Center dá para mexer em todos esses itens.

12) CAPTURA DE TELA
Feita de encomenda para criadores de tutoriais e manuais de uso, a ferramenta de captura de telas Snipping Tool pode salvar pedaços de janelas ou a área de trabalho inteira. Um jeito bom de usá-la é criar um atalho de teclado. Simples: clique com o botão direito do mouse no ícone do programa no menu Iniciar e selecione Propriedades. Na aba Atalho, clique no campo Tecla de Atalho e pressione a combinação desejada para acionar o Snipping Tool.

13) FILHOS NA LINHA

O Windows Vista caprichou nos recursos para controle do uso dos computadores. É possível bloquear a utilização de programas específicos ou, numa atitude drástica, barrar tudo, exceto um ou outro software. Também dá para limitar o uso do computador por um usuário a determinados horários e dias da semana. Em sites, o controle é semelhante, com a opção de barrar downloads de arquivos. Mas o recurso não é 100% garantido. Os pais precisam ficar atentos para evitar que suas senhas sejam descobertas ou que sejam instalados programas que ignorem suas restrições.
14) E-MAIL COM BUSCA
O leitor de e-mails do Vista é o Outlook Express de roupa nova e o nome, Windows Mail. Há poucas mudanças efetivas, mas a simples integração com a busca instantânea e o gerenciador de contatos do sistema operacional já valem a pena.

15) ALTA DEFINIÇÃO
O Movie Maker, um dos aplicativos bacanas do XP, melhorou no Vista, com uma nova interface e suporte à criação de vídeos de alta definição. Isso só vale a pena, claro, para quem possui vídeos com essa resolução ou vai montar um show de slides com imagens de muitos megapixels.

16) BUSCA INSTANTÂNEA
Busca rápida embutida no sistema operacional não é novidade (o Mac OS X faz isso), mas evita ter de instalar um programa como o Google Desktop Search ou o Copernic Desktop Search. Várias das janelas permitem a busca rápida.
17) XADREZ 3D

No rol de novidades no Vista, a Microsoft não esqueceu de incluir alguns joguinhos. O mais interessante entre os recém-chegados é o Chess Titans, um xadrez com efeitos 3D. Se a intenção for dar risadas e passar o tempo sem pensar muito, há o Purble Place, em que o jogador deve produzir bolos rapidamente, de acordo com a foto que aparece na tela.

18) BENCHMARK
Quer comparar a velocidade de seu computador com a de outros? O Windows Vista faz um benchmark da máquina, que dá uma nota final para o seu PC. Vale lembrar que a nota não é uma média, mas a menor das avaliações de quesitos, como o microprocessador, a memória RAM e a placa de vídeo. A razão do critério conservador é que essa nota pode ser usada como indicador dos requisitos mínimos de um aplicativo ou jogo. O benchmark é feito durante a instalação do Vista. Para acessá-lo ou repetir o teste, clique com o botão direito do mouse em Computador (no menu Iniciar) e escolha Propriedades.

19) MICRO COM TV

Usuários das versões Home Premium e Ultimate do Vista contam com o Windows Media Center para ouvir músicas, ver vídeos e fotos. O programa é bem interessante para quem vai ligar o PC à TV, o que já é uma tendência, dado o aumento nas vendas de televisores de LCD e plasma. Só não se esqueça de instalar um pacote de codecs, como o K-Lite Codec Pack (www.info.abril.com.br/download/4165.shtml) para tornar o Windows Media Center compatível com vídeos em DivX e XviD.
20) REUNIÃO EM REDE
O XP já trazia o recurso de Assistência Remota, que foi mantido no Vista. Mas o novo sistema aumentou a funcionalidade de compartilhamento de desktop com o recurso Espaço de Reunião. Basta iniciar uma reunião e convidar pessoas da rede (que também devem ter o Vista). Elas poderão interagir com programas de seu desktop, além de compartilhar arquivos. O Vista Home Basic não pode criar reuniões, mas participa delas.

21) TAGS E CATEGORIAS
Depois do sucesso de alguns serviços online, como o GMail e o Del.icio.us, as tags (etiquetas) ficaram populares. No Vista, é possível adicionar tags e categorias aos arquivos multimídia, o que facilita a organização do HD e as buscas nele. Só faltou um recurso de colorir as pastas, como o do Mac OS X.

22) BACKUP DECENTE
Finalmente a Microsoft incluiu um utilitário razoável de backup no Windows. O software do Vista não chega a rivalizar com os bons programas do gênero, mas resolve bem a vida de quem só precisa garantir algumas pastas ou mesmo o HD inteiro. Quem busca algo mais elaborado terá de investir em um programa como o SecondCopy (www.info.abril.com.br/download/4387.shtml) ou o Genie Backup Manager (www.info.abril.com.br/download/3264.shtml).
23) ORDEM NAS FOTOS

A Galeria de Fotos é um aplicativo do Vista bom para organizar imagens. O destaque do programa está na categorização das fotos, que podem receber estrelas e ser automaticamente organizadas por data. É claro que, como qualquer outro arquivo multimídia, elas podem ser etiquetadas.

24) CARA E CRACHÁ
A agenda de endereços que vinha no Windows XP era muito rudimentar e foi substituída, no Vista, pelo programa Contatos. Agora, é possível adicionar fotos aos nomes dos amigos, criar grupos de contatos com facilidade e enviar e-mails para eles mais rapidamente.

25) MAIS ECONOMIA
Poupadores de energia, em geral, e usuários de notebooks, em particular, contam com a configuração simplificada do gerenciamento de consumo do sistema operacional. Além de alguns ajustes prontos, há facilidades para montar um novo perfil de gasto de energia a partir de um existente.